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Desvendando o Planejamento Estratégico

Desvendando o planejamento estratégico trata de resgatar o papel e a importância do sujeito no processo de elaboração e implementação de estratégias. Diferentemente de outros livros, focados em procedimentos e teorias, este é um livro voltado à formação do planejador estratégico. Para tanto, divide-se em dezenove tópicos de conhecimentos (os saberes) práticos e teóricos indispensáveis àqueles que desejam planejar. Para tanto, baseado nos problemas mais comuns enfrentados por seus clientes e nas principais dúvidas de seus alunos de MBA, o autor propõe uma série de dicas e de reflexões que atingem de maneira certeira os questionamentos e dilemas pelos quais passam um planejador e que não podem ficar sem resposta. A parte final do livro, possivelmente a mais provocativa, é marcada pelo desconforto do autor frente a algumas crenças e práticas estabelecidas no atual paradigma de planejamento. Neste momento, utilizando-se de pensadores não comumente considerados pelos profissionais de gestão, projeta um caminho alternativo para qual o tema poderá se desenvolver nos próximos anos.

Construindo o Plano Estratégico. Cases Reais e Dicas Práticas

Construir o Plano Estratégico de uma empresa é a chance que temos de (re)construir a própria empresa. Tudo parte de um sonho de futuro, e de lá para cá desenha-se o caminho, ou os caminhos possíveis. Muitos autores têm se dedicado nos últimos anos a estudar e apresentar metodologias para a elaboração de planos estratégicos. Suas contribuições são inestimáveis nos ambientes acadêmico e empresarial. Como não existem caminhos prontos, receitas que possam ser seguidas ou copiadas, muitas vezes o planejador apresenta dificuldade ao transpor para sua realidade os conteúdos e métodos propostos. Parece existir aí um hiato entre a teoria e a aplicação prática. Como se um pudesse existir sem o outro. Assim, Construindo o plano estratégico propõe um resgate de teorias e métodos de planejamento estratégico, sugerindo um roteiro claro para o plano, apresentando passo a passo cada etapa proposta. E ainda vai além: traz exemplos práticos de “construtores” de três empresas diferentes, todos ex-alunos do MBA Executivo da ESPM. Trata-se de uma leitura leve, mas não rasa, prática, e não manualizada. Carrega em suas linhas também uma dose de empreendedorismo e, como alicerce, conceitos importantes de Marketing, num convite à reflexão e à busca de uma forma descomplicada e eficiente de fazer acontecer.

Estudo de Casos. Aprendendo com a Prática

O casamento entre a teoria e a prática há anos é uma preocupação das escolas de negócios e uma busca constante dos profissionais envolvidos com o processo de aprendizado de gestão empresarial. Os modelos teóricos, é bem verdade, são desenvolvidos a partir da observação sistemática das práticas que dão certo; no entanto, muitas vezes são percebidos como descolados da realidade do exercício profissional do gestor de empresas e de sua constante necessidade de tomada de decisão. Para colaborar com este dilema, o método do estudo de caso vem sendo, há muito tempo, utilizado como uma importante ferramenta que apresenta a conexão da teoria estudada com a prática vivenciada por uma empresa real. Neste livro, o Prof. Roger Born nos brinda com a reunião de interessantes estudos de caso, pesquisados e escritos também por professores da ESPM-RS. Ao mesmo tempo em que os casos de situações de empresas gaúchas são colocados de maneira simples e com uma leitura leve, ensinamentos densos e informações importantes a respeito do mundo da gestão são apresentados ao leitor. É uma oportunidade única de conhecer situações e bastidores que levaram ao lançamento de novos produtos, à entrada em mercados internacionais ou à criação de determinada campanha de comunicação.

Saberes Estratégicos. É Preciso Mais Do Que Conhecimento Para a Gestão Empresarial

Quais as características do estrategista capaz de equilibrar interesses sociais, empresariais e pessoais, revelando um novo conceito de eficácia na tomada de decisão? E como desenvolver esse tipo de indivíduo? Essas são as duas principais perguntas que norteiam o Roger Born ao longo das páginas deste livro, produto de anos de pesquisas nos campos da Administração, Educação, Psicologia e Filosofia. Partindo de sua tese de doutorado intitulada “A Construção dos Saberes de Gestores Estratégicos: possibilidades na pós-modernidade”, recebedora do louvor acadêmico na PUCRS, o autor desenvolve suas duas principais ideias. Primeiramente, esclarece a importância da sabedoria para gerir empresas. No seu entendimento, além de conhecimento, também são necessários valores, competências, habilidades e percepções para se atingir eficácia nas decisões. Contudo, adiciona um segundo pensamento: sustentabilidade e competitividade estão mais propícias ao desenvolvimento em organizações providas de “autores”, responsáveis e conscientes, ao invés de “atores”, desconectados da realidade externa. Saberes Estratégicos: é preciso mais do que conhecimento para a gestão empresarial é um livro destinado a gestores e a estudantes de pós-graduação interessados no desenvolvimento de sua sabedoria e de outras pessoas. Demonstrando que a construção de um tomador de decisões contemporâneo é trabalho para toda uma vida, o texto apresenta novidades, curiosidades e fornece dicas importantes aos leitores. Leitura obrigatória àqueles interessados em obter um novo olhar e soluções para os problemas da gestão estratégica.

Plano de Marketing. Roteiros, Técnicas e Recomendações

A análise sistemática de vários planos de marketing, profissionais ou acadêmicos, tem mostrado duas principais limitações por parte dos planejadores. A primeira delas diz respeito à questão técnica, ou seja, como compreender e, principalmente, como empregar corretamente as diversas ferramentas (“teorias”) que se somam ao longo do livro. Já a segunda, um pouco mais complexa, refere-se à necessidade de alinhamento estratégico que todo plano tático necessita ter e, além disso, que o mesmo deve conter, em si próprio, uma “proposta”, uma “solução”, enfim, uma “resposta” ao problema evidenciado no diagnóstico que compõe as duas primeiras partes do plano (análise interna e externa). Desta forma, o desafio deste livro é auxiliar executivos e estudantes a construírem planos de marketing que empreguem adequadamente a técnica, porém, mais do que isso, que sejam capazes de propor e agregar valor às suas organizações. Neste sentido, a proposta deste trabalho é orientar planejadores na reflexão e tomada de decisão de fato tática, isto é, aquela que enxerga além da operação do dia a dia.

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