Desenvolver um livro didático costuma ser uma experiência um tanto solitária. Um processo de estruturação de informações e de ideias que por vezes consome anos. Ao final, é muito frequente a sessão de autógrafos, na qual as atenções estão voltadas ao autor.
Fico muito feliz de ter participado de uma história bem diferente em 2007.
A segunda parte de meu livro “Desvendando o Planejamento Estratégico”, lançado no ano anterior, ainda era uma pilha de anotações quando o Gabriel Fiori, então aluno do MBA da ESPM-Sul, prontificou-se a auxiliar na pesquisa, assim como auxiliar na organização dos textos. Logo em seguida, o Prof. Adalberto Garcia topou emprestar a obra a sua didática de muitos anos de sala de aula em Finanças Empresariais. O produto nos parecia razoável àquele ponto, mas faltavam exemplos práticos, sempre requisitados por alunos e gestores.
Tive, então, muita sorte em poder contar com três alunos brilhantes que tiveram a disposição de emprestarem suas empresas para figurarem o que estávamos querendo dizer. O Geraldo Nunes trouxe sua experiência na indústria, especificamente no setor de rotulagens. O Paulo Bittencourt agregou um exemplo muito interessante, o de uma agência de comunicação focada na indústria. Já o Cássio Bobsin Machado, conhecido por fundar e dirigir a Zenvia, àquela época presenteou os leitores com suas ideias para fazer decolar a Human Mobile, empresa cujo principal serviço eram mensagens de celular, e que contava apenas com os dois sócios na operação do negócio.
Mas o projeto de criar um guia capaz de orientar os interessados na difícil tarefa de construir um plano estratégico precisava de mais apoio. Para começar, de verba para viabilizar o formato diferenciado que queríamos dar ao livro que atingiu 271 páginas. Mais gente a bordo: Aracruz e ESPM patrocinaram integralmente o projeto. Então, o pessoal da Mais Comunicação, que tirou o projeto gráfico do lugar comum, tornando o livro mais agradável ao leitor.
Finalmente, podemos contar com Jorge Gerdau Johannpeter, Jorge Logemann, e Jorge Polydoro, qualificando a contracapa com depoimentos inteligentes sobre a importância da ferramenta de gestão que estávamos buscando facilitar e difundir.
“Construindo…” foi e continua sendo um livro diferente. Naquela noite de autógrafos, estávamos todos lá. Recebemos nossos amigos e muitos alunos que tinham um pedacinho de si naquelas páginas. Conversamos sobre aquela jornada, e todos autografamos muitos livros. Fico muito feliz, porque, definitivamente, não foi uma obra solitária.


