CUIDADO com a “Ligação Direta”

Na crítica à prática da “Ligação Direta”, destaco a falha comum de iniciar projetos estratégicos sem uma estratégia claramente definida, resultando em iniciativas que podem falhar em construir vantagem competitiva ou resolver problemas complexos de negócios. Esse fenômeno, denominado de “Ligação Direta”, evidencia a necessidade crucial de uma estratégia robusta para guiar ações eficazes e coordenadas em direção aos objetivos organizacionais.

Em postagem anterior, comentei que o processo de estratégia se inicia pela definição de objetivos (“onde chegar”), passando pela escolha da(s) estratégia(s) (“o que fazer”) e, só então, pelo desdobramento das ações/projetos. Portanto, a forma “como” implementar “o que” deve ser feito, para chegar “onde” se pretende chegar, constitui-se na etapa final a ser realizada. Destaquei também o “trade-off” (“escolha eletiva”) como noção intrínseca à estratégia e a sua importância, dentre outros motivos, para racionalizar o uso dos recursos e para dar sinergia aos esforços organizacionais. Desta forma, evidenciei a estratégia no centro do referido processo. Uma obviedade, se não fosse um pequeno (ou grande) detalhe: com enorme frequência ela (a estratégia) não está lá! Chamo esse fenômeno de “LIGAÇÃO DIRETA”.

A “LIGAÇÃO DIRETA CLÁSSICA” consiste em “barbeiragem” muito comum em planejamento estratégico. Realizada a matriz “SWOT”, os planejadores estabelecem os objetivos e, baseados nesse instrumento de análise, partem diretamente para o desdobramento de projetos estratégicos. Neste contexto, muito comum é a utilização do BSC (“Balanced Scorecard”). Ótima ferramenta para comunicação e execução da estratégia. Mas antes, é indispensável ter uma estratégia.

Definir objetivos e, então, simplificar o processo partindo diretamente para “como” atingi-los, ao menos na “regra”, carrega em si um grande problema: não ter resposta para a pergunta “QUAL É A ESTRATÉGIA?”. Estratégia é uma solução geralmente dura, para um problema complexo que obstaculiza uma empresa a mover-se entre o ponto onde está e a sua Visão. E essas dificuldades sempre existem em negócios. Iniciativas sem estratégia podem não encontrar a solução para o “problema”. Podem não construir vantagem competitiva. E, assim, provavelmente, levarão a perda de tempo e dinheiro.

Na próxima postagem escreverei sobre a “LIGAÇÃO DIRETA MODERNA”, forma mais “contemporânea” de pular direto dos objetivos para as ações estratégicas.

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