O último trimestre do ano costuma ser o período de maior dedicação a revisão da estratégia empresarial. Fui questionado por um executivo sobre alguns livros que poderiam ser úteis à sua reflexão. Eis a lista que enviei a ele:
BUSINESS MODEL INNOVATION STRATEGY, de Raphael Amit e Christoph Zott. Editora Wiley & Sons (2021). Ainda sem tradução em Português. Os planos estratégicos não podem mais limitar-se a renovação de abordagem de objetivos, estratégias e ações. Em um contexto de “Quarta Revolução Industrial”, a forma “como” a empresa cria e entrega valor necessita participar da agenda de gestores e conselheiros. Neste sentido, este livro detalha desde conceitos básicos até técnicas de implementação, passando por um método de criação que entendo ser prático e original.
ZERO TO ONE, de Peter Thiel. Editora Currency New York (2014). Edição brasileira: Sextante, 2014. O fundador da SpaceX, Linkedin, e primeiro investidor do Facebook apresenta sua visão de empreendedor sobre startups, tecnologia e pessoas. Seu tema central é a criação de valor, de valor novo. Creio que cada leitor acaba se interessando mais por um ou outro diferente insight trazido pelo autor, dependendo de seus interesses particulares. Achei muito interessante, embora não exatamente original, sua abordagem sobre competição, a intenção de criação de “monopólios”, e o contraponto a competição franca tal como conhecemos.
ON WAR, de Carl Von Clausewitz. Editora Everyman´s Library (1993). Em Português: Martinsfortes, 2017. Obra clássica sobre métodos e ideias militares com excelente aplicação ao contexto atual. Algumas delas estão entre as minhas favoritas. Colocar o general (estrategista) como elemento central e atribuir a sua capacidade de decisão o desfecho dos conflitos, destacar os links sociais e políticos da estratégia, além, é claro, da eficácia das abordagens indiretas de competição por meio de fricção, constituem conceitos que podem ser notados nos discursos de renomados empreendedores inovadores da atualidade. Peter Thiel é o exemplo de um deles.
GOOD STRATEGY, BAD STRATEGY: THE DIFFERENCE THAT MATTERS, de Richard Rumelt. Editora Currency (2011). Edição brasileira: Campus, 2011. Para acertar é preciso, antes, parar de errar. E parte disso vem da compreensão equivocada sobre o que (de fato) é estratégia, o que é perfeitamente compreensível em tempos de muita superficialidade e “abobrinha” sobre o tema. Escrito sobre um objetivo muito simples, portanto, este livro traz insights importantes sobre o processo de estratégia que certamente são muito úteis a planejadores de todos os níveis de conhecimento.
A ARTE DA VISÃO DE LONGO PRAZO: PLANEJANDO O FUTURO EM UM MUNDO DE INCERTEZAS, de Peter Schwartz. Editora Best Seller (2006). Consagrado livro sobre cenários, apresenta, ao seu final, um manual bastante didático de como elaborar previsões. A multiplicidade e incerteza de possíveis “futuros”, a preparação e flexibilidade, assim como o desenho de projeções com foco em questões estratégicas para os negócios são noções que gosto de destacar nesta obra.
O CRESCIMENTO PELA INOVAÇÃO: COMO CRESCER DE FORMA SUSTENTADA E REINVENTAR O SUCESSO, DE Clayton M. Christensen e Michael E. Raynor. Editora Campus (2003). Depois de alertar que o sucesso que algumas empresas atingem pode acabar por afastar o potencial inovador delas próprias, fadando-as a serem superadas por desafiantes (em “Dilema da Inovação”, 2001), o lendário professor de Harvard retornou para explicar como vencer a tendência ao desenvolvimento contínuo de tecnologias e melhorias incrementais, buscando inovações disruptivas capazes de reinventar produtos e modelos de negócios. Quase um quarto de século se passou desde a publicação de “Dilema…” nos EUA, mas os conceitos trazidos por Christensen seguem atuais e sendo aplicados no processo de estratégia e inovação tanto de empresas tradicionais, quanto de startups.
